quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A entrevista

Em entrevista, Maiquel contou à equipe de reportagem da disciplina de Jornalismo Online um pouco mais sobre sua história de vida.

R - Tem algum outro histórico de surdez na família?
M - Uma irmã surda do meio (somos três), faleceu em 1978 com 9 anos.

R - Quais os principais desafios enfrentados na sua infância?
M - Ser forte e nunca desistir do que eu era. Graças a Deus sempre tive suporte dos meus pais que sempre confiaram em mim.

R - Como é a convivência com sua família?
M - Meus pais e irmã foram ótimos. Sempre tive amor. Na família em geral sempre fui tratado como um coitadinho e era difícil a convivência com alguns, mas sempre fui respeitado.

R - Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo surdo na sociedade atual?
M - Sempre foi a comunicação com a sociedade, seja eu que escuto com aparelho auditivo e falo e seja com os surdos mais profundos.

R - Você enfrenta preconceitos no trabalho e faculdade?
M - Ainda existem e isso sempre existirá, pois a sociedade tem os seus valores morais e éticos.

R - Como é o processo de aprendizado na faculdade?
M - Tenho sempre auxílio das intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas aulas, mas também convivo normalmente como os ouvintes quando o ambiente é calmo sem muito barulho, dá para compreender.

R - Como foi seu acesso ao PIMA?
M - Minha esposa Jaqueline é surda e ela se formou na UCS em Pedagogia em 2013 e foi ela que indicou quando ingressei na UCS.

R - Você já tinha contato com outra organização deste tipo?
M - Sim, faço parte da diretoria da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul.

R - Você considera os surdos como uma comunidade cultural e uma maneira autêntica de se expressar?
M - Eles somente não falam oralmente, mas se expressam por língua de sinais, sendo reconhecido por Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 .

R - Qual a maior reivindicação de um surdo?
M - Busca-se a igualdade na sociedade e o ensino bilíngue nos colégios para surdos.

R - Qual seu hobby?
M - Como escuto com aparelho auditivo gosto muito de tocar violão e escutar música gospel e gaúcha, dançar muito e inclusive fiz parte da invernada do CTG em Panambi, quando eu era mais novo. Gosto muito de ler, realizar atividades de lazer e viajar. Adoro assistir futebol na TV, principalmente o meu time favorito Grêmio.

R - Qual seu maior sonho?
M - Conhecer Europa e as praias que nunca fui. Também ser reconhecido pelo meu talento no trabalho profissional e ter uma linda família com a minha esposa.

R - Pense em uma mensagem que você queira deixar para as pessoas que estão lendo esta matéria.
M - Nunca desistir de seus sonhos, ser persistente e ter muita paciência, pois um dia se realizará. Amar aos próximos e agradecer a Deus pelo propósito da vida que se tem.

Versículo: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém,” Mateus 6:13.

Conheça outro caso parecido com o de Maiquel clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário